Parábolas: ensino para a vida

Neste mês de março no culto da noite, as crianças de 4 a 10 anos, estão tendo a oportunidade de aprender através de várias parábolas, verdades que ficarão para sempre em seus corações. Lições que eu gostaria de ter ouvido quando pequena. Lições que você também gostaria de ter aprendido antes. Lições que teriam poder de mudar o contexto em que vivemos se fossem aplicadas desde cedo em nossas vidas.

Com a parábola das ovelhas e dos bodes (Mateus 25:31-46), elas aprenderam que Deus quer que nos importemos com os outros ao invés de nos preocuparmos somente conosco. Com a parábola do rico tolo (Lucas 12:16- 21), as crianças aprenderam a estar sempre prontas a repartir com os outros o que elas tem.

Em Mateus 20:1-15, na parábola dos trabalhadores na vinha, elas viram o que a inveja pode fazer e o quanto ela nos prejudica. Na parábola dos lugares no banquete de casamento ouvirão neste próximo domingo sobre orgulho e humildade. Encerraremos o mês falando sobre o perdão, com a parábola do servo que não perdoou (Mateus 18:23-24).

Jesus sempre usava histórias chamadas de parábolas para comunicar verdades aos seus ouvintes. E, hoje, nós as contamos para as crianças na esperança que elas não somente ouçam, mas vivam para sempre estas verdades da Bíblia.

Pensar no outro, ser humilde, generoso, estar feliz com o que você tem e perdoar, são atitudes que aprendemos com Jesus e somente através do amor que recebemos Dele conseguiremos ser diferentes. Assim como as crianças estão aprendendo com estas parábolas preciosas, que você também gaste um pouquinho do seu tempo aprendendo e revendo o seu estilo de viver e pensar.

“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos outros.”

Filipenses 2:4

Fernanda Bueno é ministra do Ministério Infantil da IBBR.
Escreve para o blog toda quinta-feira.

A opinião expressa neste blog é responsabilidade do autor.