Lutando contra a agenda

Eclesiastes 4.6 diz: “Melhor é um punhado de descanso do que ambas as mãos cheias de trabalho e correr atrás do ventos”. Essa semana, em minha leitura diária, me deparei com esse texto, comecei a pensar na minha futura família. Como será que irei conciliar o meu trabalho, com a minha família? Como será que irei conciliar o meu trabalho com a minha saúde?

Vivemos em uma sociedade que busca o sucesso, o status, a valorização profissional, o dinheiro, e esquece dos valores primordiais da vida. Tudo o que a nossa sociedade deseja é encher a agenda a fim de conquistar cada vez mais coisas e assim poder satisfazer seus desejos e ambições. Esse tipo de estilo de vida dá-se o nome de “hedonismo” onde a busca pelo prazer se torna aquilo que é mais relevante nas atitudes de cada indivíduo. Mas porque isso é errado? Eclesiastes mostra que esse é um estilo de vida onde se corre atrás do vento. Correr atrás do vento é algo sem sentido, sem propósito, que não vale nada.

Eclesiastes 3.9 diz: “Que proveito tem o trabalhador naquilo com que se fadiga?” Não devemos buscar uma vida cheia de prazer, sem nem teremos tempo para desfrutar deles. Uma carreira bem sucedida não substituirá o prazer e o privilégio de se ter uma família e um ministério bem sucedido. Devemos buscar nosso sustento necessário sem trocar as prioridades de nossa vida. Nosso tempo não pode ser dividido em duas partes: aquilo que faço para Deus e aquilo não faço. A integralidade de nossa vida espiritual é o alvo a ser buscado. Não é errado ter boas condições financeiras juntamente com uma estrutura profissional, não é errado estudar para o vestibular, fazer inglês, aula de música, desde que essas coisas não limitem sua qualidade de vida com Deus e com os valores bíblicos.

Devemos correr atrás das coisas que são lá do alto (Cl 3.1-4), que nos trazem resultados eternos. Nosso esforço tem que estar voltado para nossa igreja, nosso pequeno grupo ou célula, os projetos sociais de nossa comunidade, nossa família, nosso lazer, nossa saúde, evidenciar o Reino de Deus. Não largue o seu trabalho e suas tarefas, mas será que precisamos de tantas assim?

Não jogue sua vida fora correndo atrás do vento.

Leia mais: Eclesiastes 3.9-15; 11.9-10; 12.12

Tiago Vercelino é ministro de Educação Cristã, pastor de adolescentes e QA’s na IBBR.
Escreve para o blog toda quarta-feira.

A opinião expressa neste blog é responsabilidade do autor.