Surdos

rede de surdos

'Respondeu-lhe o Senhor : Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Êxodo 4:11

A Rede de Surdos da Igreja Batista de Bom Retiro é um instrumento nas mãos de Deus para o serviço junto às pessoas surdas e seus familiares.  

Nosso objetivo é sermos uma ponte de acesso para o conhecimento da Palavra de Deus, proporcionando aos surdos a mesma possibilidade de outros povos: experimentar o poder de Deus que salva e transforma vidas.

Para tanto, assim como o Brasil, através da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, reconheceu a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como segunda Língua Oficial, nós priorizamos o seu uso na comunicação (mídia) e na área do Ensino Bíblico da nossa igreja, reconhecendo e valorizando a L1 (língua materna dos Surdos brasileiros), conscientes de que, não somente num ambiente espiritual, mas em todas as áreas da sociedade, a comunicação constitui elemento básico e essencial para a integração e o desenvolvimento do ser humano.

Algumas das opções que visam cumprir o objetivo acima citado incluem: interpretação dos cultos, ensino bíblico, células, visitação, aconselhamento pastoral, curso de libras e curso de casais.

Por caminharmos em constante aperfeiçoamento, temos pretensões para a expansão da Rede de Surdos, entre elas a consolidação de um culto voltado especialmente aos Surdos, palestras envolvendo pais e familiares, treinamento da liderança Surda e trabalho infantil específico para crianças Surdas.

  • INTERPRETAÇÃO DOS CULTOS: A interpretação dos cultos da IBBR acontece todos os domingos, de manhã e à noite, às 10h e às 19h, assim como nos demais eventos que compõe a agenda da igreja. Ocorrem, também, interpretações paralelas às programações cotidianas da igreja e externas ao seu espaço físico, com o objetivo de acompanhar os Surdos membros em consultas médicas e outras necessidades particulares.
  • CURSO DE LIBRAS: Ocorre nas dependências da igreja, esporadicamente e conforme a demanda, com o objetivo de capacitar as pessoas na comunicação e na interpretação.
  • VISITAÇÃO: Procuramos nos aproximar das famílias através da visitação em seus lares, e também em hospitais, sempre que houver necessidade.
  • CÉLULA: São encontros realizados nas casas (extensão da Igreja) com o objetivo de promover a comunhão entre as pessoas e um cuidado mais individualizado, abrangendo as necessidades particulares de cada pessoa/família. Além do lanche delicioso, há um ambiente de descontração e amizade mais profundo.
  • ENSINO BÍBLICO: Além do aprendizado nos cultos, existe, em paralelo, o Ensino Bíblico em Libras num ambiente mais informal, onde é possível trocar experiências e esclarecer dúvidas.
  • CURSO DE CASAIS: Acontece em horários definidos conforme a possibilidade da maioria dos inscritos. Visa ensinar valores bíblicos de relacionamento saudável, a fim de constituir famílias conforme o padrão estabelecido por Deus.