Quase Adolescentes – QA’s

Quase adolescentes

Se você tem entre 11 e 15 anos, esse é o seu lugar!

Cada fase da vida tem sua importância única. No começo da vida, as fases são rápidas e mudam mais constantemente. Quando crianças, o núcleo de nossa interação social se dá no ambiente familiar. Ao entrar na Adolescência, tudo muda. O mundo, que antes era experimentado, agora estreia diante dos olhos e tudo é novo. Os Quase adolescentes estão em uma etapa interessante, em que sua personalidade como indivíduo começa a ser moldada e testada. Por isso, a confiança plena nas palavras dos pais passam, naturalmente, a serem pontos de aceitação, que são verificadas, compartilhadas e ponderadas com os amigos e colegas.

A IBBR entendeu que existia uma fase em que os meninos e as meninas são grandes demais para estarem reunidos com o Talmidim Kids, mas ainda não tinham a densidade social necessária para estarem com a Juventude IBBR.

Compreendeu que, dos 11 aos 15 anos, é uma etapa única, na qual o centro do relacionamento social deixa de ser o ambiente familiar e passa a ser as amizades estabelecidas. Sendo, então, necessário criar um ambiente positivo, reforçando os valores cristãos e propiciando voz a esse público.

Por isso, a IBBR avocou tal missão, trazendo um ambiente lúdico, de convivência, de começo de responsabilidades e compromissos e, assim, propiciar um ambiente frutífero aos QA´s.

Em nossas reuniões, nas sextas-feiras às 19h30, os QA´s tem um tempo precioso de brincadeiras supervisionada. Nelas eles brincam, interagem, praticam esportes, aprendem a ganhar, perder, ceder, obedecer regras, acolher os demais, ouvir os pleitos do outro e gerir conflitos. Essa interação sempre é supervisionada pelos líderes e desse ambiente, preciosas lições são tiradas.

Contudo, não se encerra por aí. Após esse tempo de brincar e interagir, os QA´s tem seu momento de louvor. Nele, podem exercer seus talentos e dons. As músicas são escolhidas e ensaiadas por eles e na sexta, são eles que promovem o louvor. Esse é um momento de preparação de seu exercício ministerial, bem como um dos principais momentos de responsabilidade e de protagonismo dos QA´s junto a sua comunidade.

Nas suas reuniões de sexta, a Palavra do Senhor não é deixada de lado, pelo contrário. Eles possuem um pastor próprio, que não apenas expõe a palavra, mas a contextualiza em linguagem e exemplo, tornando-a viva e eficaz no coração dos QA´s.

Eles possuem, ainda, um ambiente de oração e compartilhar, em que podem dividir suas angustias, interceder uns pelos outros e, principalmente, saber que realmente possuem um ambiente de aceitação, seguro e acolhedor, sem julgamentos, mas preparado para receber o QA com o seu universo todo. E ele deve vir preparado, porque será aceito, mas Deus operará grande obra sobre sua vida, ressignificando suas angústias e anseios, mostrando que ele não caminha sozinho e que suas dificuldades não são únicas, mas vividas por seus pares. Dessa forma, o ambiente passa a ser de significativa ajuda e os QA´s conseguem, assim, estabelecer amizades contributivas, conhecem a Cristo e às Escrituras, assumindo, assim, compromissos eternos com Deus e com sua Igreja.

Tem lugar pra você aqui! Toda sexta-feira, às 19h30 na IBBR.